Avaliação de Desempenho

A Avaliação de Desempenho é uma importante ferramenta de Gestão de Pessoas que corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.

O objetivo final da Avaliação de Desempenho é contribuir para o desenvolvimento das pessoas na organização, apresentando as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e a elaboração de um plano de ações em relação a vários níveis – geral da organização, por área e individual.

Trabalhamos com dois modelos de Avaliação de Desempenho

1º. Modelo: Convencional

Considerando 6 (seis) níveis de avaliação eliminando, assim, a subjetividade das avaliações. O programa também deve ser ajustado levando-se em consideração as características e responsabilidades de cada cargo em cada nível hierárquico.

2º. Modelo: Competências

A gestão por competências representa um maior senso de responsabilidade e autogestão dos funcionários. E difere bastante do tradicional gerenciamento de pessoas ao envolver:

  • Uma direção estratégica claramente definida;
  • Descrições claramente articuladas das competências individuais que distinguem o alto desempenho;
  • Programas de desenvolvimento de recursos humanos e gerenciamento simplificado com os objetivos de reforçar as competências identificadas.

Os modelos mentais (Senge, 1990) determinam não apenas a forma como entendemos o mundo, mas também como agimos. Neste contexto, a gestão de competências deve ser vista como um processo circular, envolvendo os diversos níveis da organização, desde o corporativo até o individual, passando pelo divisional e grupal.